Como Funciona a Realidade Aumentada Utilizada no Pokémon Go

Saiba o que é a Realidade Aumentada e como ela funciona no Pokémon Go…

realidade aumentada pokemon go como funciona

Realidade Aumentada – Pokémon Go

Como funciona a Realidade Aumentada em Pokémon Go

Mesmo com toda a tecnologia existente nos tempos atuais, onde diversas brincadeiras alcançaram outro nível e outra dimensão, ainda considera-se divertido perceber que existe um interesse das pessoas em interagir com o mundo a nossa volta. O mais novo sucesso do momento nos mostrou na prática isso.

O jogo Pokémon GO, disponível apenas em alguns países, nada mais é do que um jogo sem muita técnica e refinamento, onde o jogador deve caçar pokémons que estão distribuídos pela cidade. O êxito do jogo está no uso da realidade aumentada, que sobrepõe na cidade bichos virtuais que são caçados através da Poké Ball.

Fala-se nesse artifício muito antes desse jogo estar no topo das listas de aplicativos. A realidade aumentada nada mais é do que a possibilidade de somar ao mundo real informações digitais, visíveis somente aos olhos daquele que está usando algum tipo de equipamento (a câmera do celular, no caso do Pokémon Go). Vamos explicar melhor como isso acontece.

O que é Realidade Aumentada?

A realidade aumentada é quem dá o nome e sobrenome ao sucesso do jogo. Esse artifício tecnológico permite que o real seja misturado ao virtual, gerando uma maior interação e dando abertura a uma nova dimensão na maneira como realizamos tarefas.

   

Na realidade aumentada você vai se integrar com o mundo virtual e poderá interagir facilmente com objetos e criaturas desse mundo. São três os componentes básicos para a existência da realidade aumentada: programa/app para interpretar o sinal transmitido pela câmera; câmera capaz de transmitir a imagem do objeto real; e objeto real para servir de referência para a criação e interpretação do objeto virtual.

A união entre realidade e o jogo faz com que na tela do telefone você veja o mundo real, como sempre faz pela câmera do seu smartphone, mas habitado pelas criaturinhas do Pokémon. A realidade aumentada utilizada no jogo tem atraído seus jogadores para pontos turísticos e inusitados nas cidades em que já está disponível baixá-lo.

O jogo deixou de ser apenas um passatempo e tornou-se um artifício para que as pessoas parem para olhar à sua volta, através de uma nova perspectiva, observado melhor os lugares que fazem parte de seu cotidiano.

Realidade Aumentada no jogo Pokémon Go

O uso da realidade aumentada de nada serviria se não existisse o elemento chave, que foi responsável direto pela grande venda do jogo: o Pokémon. Diversos games que utilizaram o artifício da realidade aumentada não conseguiram decolar como Pokémon Go decolou. Desde seu boom, o aplicativo foi mais buscado que outros aplicativos como Tinder, por exemplo.

Os amantes do anime que garantem o êxito ao aplicativo estão divididos em dois mercados: os adolescentes, que estão tendo contato com Pokémon pela primeira vez, e aqueles com mais de 25 anos, que estão curtindo a nostalgia.

Mas não é somente o mercado do entretenimento que ganhará com o aperfeiçoamento da tecnologia da realidade aumentada. Até mesmo o comércio poderá tirar vantagem das facilidades desse artifício. Por exemplo, você poderia utilizar a realidade aumentada para encontrar em que loja algum produto, por exemplo, que você viu com alguma pessoa na rua e gostaria de adquirir.

 

Responder