Pokémon Go: O que é? Como funciona?

Saiba o que é o Pokémon Go e como funciona esse game que está revolucionando o mundo…

pokemon go o que e como funciona tudo sobre o jogo

Pokémon Go – O que é?

O que é Pokémon Go?

O Pokémon Go é o mais novo game gratuito para dispositivos iOS e Android. Ele foi anunciado no final de 2015 como uma parceria entre a japonesa The Pokémon Company, a Niantic e a gigante dos jogos, Nintendo.

O trailer do game foi apresentado há algumas semanas e seu lançamento já ocorreu em 38 países, incluindo os Estados Unidos e vários europeus. E o melhor: a previsão é de que ele chegue ainda esta semana ao Brasil!

Desde o seu lançamento, há pouquíssimos dias, o jogo já teve mais downloads do que o famoso aplicativo de encontros (Tinder) e inclusive, se tornou um vício entre as celebridades norte-americanas.

Por que o Pokémon Go está fazendo tanto sucesso?

Quem já assistiu a série de desenho animado sabe do que se tratam os Pokémons: eles são bichinhos ficcionais que, durante a série, são encontrados e capturados pelos humanos. Posteriormente, as criaturas são treinadas em academias e colocadas para lutarem umas contra as outras – como se fosse um esporte.

Sucesso na década de 90, os pokémons voltam agora com tudo em um jogo que agrada principalmente por conta de sua proposta: ser um game de realidade aumentada, ou seja, que mistura fragmentos fictícios ao mundo real encontrado em sua cidade, bairro ou região.

   

exemplo como funciona pokemon go realidade aumentada capturando pikachu

Exemplo de como funciona a Realidade Aumentada – Pokémon Go

Como assim? Como o Pokémon Go funciona?

Para introduzir as criaturas em nossa própria realidade, o Pokémon Go utiliza dados de geolocalização e câmera. Sendo assim, você está tranquilamente andando nas redondezas da sua residência, no parque ou no shopping, quando de repente, monstrinhos como o Jigglypuff e Pikachu aparecem nas proximidades, prontos para serem capturados. Não é demais?

Após capturar os novos pokémons, você pode treiná-los na academia para que eles lutem quando estiverem preparados.

O principal sucesso do game fica por conta da mistura entre a realidade e o plano do jogo. Olhando aos arredores, você enxerga os corredores de um shopping ou uma pista de corrida de parque. Olhando na tela do smartphone, esses mesmos espaços estarão lá: só que dessa vez, habitados por pokémons.

E por que capturar pokémons?

Você pode capturar novos pokémons tanto para aumentar a sua coleção de criaturas (lembrando que algumas “espécies” são mais raras do que outras) como para o domínio de ginásios. O jogo é gratuito, porém, quem preferir pode adquirir itens no ‘PokéStops’.

Tudo o que você vai precisar para jogá-lo, após lançamento no Brasil é: um smartphone com sistema Android ou iOS (lembrando que o jogo é leve, e por isso, ele rodará com facilidade em qualquer celular), acesso à internet (via wi-fi ou 3g/4g), câmera e dados de geolocalização ativados.

Para jogar, é necessário “sair da zona de conforto”, já que o game exige a procura de novos pokémons em ambientes externos. Por isso, sempre que estiver fora de casa, lembre-se de ter o seu smartphone em mãos, com a localização e tela ativos.

E agora que você já sabe o que é o Pokémon Go e as suas principais funcionalidades, deve estar ainda mais curioso para o seu lançamento. Mas pode ficar tranquilo: você não é o único!

 

Responder